Firefox OS – O que é?

Saia do Windows e mude para o Linux! Aprenda clicando no botão abaixo:

Tudo o que você precisa saber sobre o Firefox OS
Por Osmar Júnior Campos.

Durante a Mobile World Congress deste ano, a Mozilla fez o anúncio oficial do Firefox OS com uma agradável surpresa: o Brasil será o primeiro país do mundo a recebê-lo junto com outros países da América Latina e Europa. Já os americanos terão que esperar nada menos do que um ano para receber o seu lançamento oficial. Tendo o HTML5 como seu principal atrativo, o que esperar de um sistema operacional que fará uso intensivo da internet para rodar seus apps? Será que ele é muito diferente do Android e iOS?

Vamos responder essas e muitas outras dúvidas com um resumo sobre as principais características da plataforma. Sendo projetado para funcionar com todos oa padrões abertos da internet, o código utilizado no sistema operacional é o mesmo que faz a versão mobile do Firefox funcionar, seguindo o mesmo padrão utilizado pela Mozilla em todos os seus projetos: seu código é aberto, de forma que todos podem usar o seu conhecimento para melhorar o sistema e corrigir bugs aqui e ali.

Podemos comparar o Firefox OS com o Chrome OS utilizado em chromebooks: seus aplicativos são baseados na nuvem e escritos em HTML5 e outras linguagens voltadas para a internet. A vantagem? Programadores que conhecem essas linguagens não precisam aprender uma nova para desenvolver apps, assim como não precisam lidar com grandes problemas de compatibilidade. Isso significa mais aplicativos disponíveis para o usuário em menos tempo e com menos bugs.

Aplicativos
Com grandes nomes como Facebook, MTV, SoundCloud, Twitter, Disney e muitos outros investindo pesado para ter seus serviços funcionando em HTML5, podemos dizer que a Mozilla escolheu o caminho certo. Mesmo assim, é um processo que terá um desenvolvimento lento no início, como aconteceu com o Android nos primeiros dias e está acontecendo com o Blackberry 10 e Windows Phone 8. Mas o futuro é bastante promissor pelo alto nível de compatibilidade de aplicativos que poderemos ter.

Um grande diferencial do Firefox OS é que o Firefox Marketplace (loja de aplicativos da plataforma, como o Google Play ou a App Store) não será o único lugar onde os usuários podem achar, baixar e instalar seus apps. Se o desenvolvedor quiser disponibilizar seus aplicativos em seu website, tudo bem para a Mozilla, que vê com bons olhos a presença de outras lojas de aplicativos. Além disso, a performance destes apps não será prejudicada, pois eles rodarão o mesmo código HTML5 de forma nativa onde quer que estejam.

Ok, os apps funcionam na nuvem…então se eu estiver offline meu smartphone não funciona?
Uma preocupacão de muitos usuários em relação ao Firefox OS é a necessidade de uma conexão constante com a internet para que o smartphone não se torne um aparelho completamente inútil. Quando fizemos um hands-on na Campus Party deste ano, logo após a demonstração feita durante a feira, esse foi o primeiro ponto que conferimos. Constatamos que os aplicativos funcionam de forma offline também, não necessitando de uma conexão Wifi ou 3G.

Fica a cargo do desenvolvedor escolher que recursos ficam disponíveis de forma online ou offline, o que é válido para qualquer plataforma, como Android, iOS e Windows Phone. Porém, há uma desvantagem nesta abordagem: não é possível rodar um app sem necessariamente tê-lo instalado no smartphone como acontece com jogos online, por exemplo, cabendo ao usuário removê-lo se não quiser rodá-lo uma segunda vez.

Quais aparelhos estão disponíveis atualmente?
Desde o início do projeto da Mozilla, há dois anos, até os dias de hoje, o Firefox OS chamou bastante atenção dos fabricantes de hardware para quando o primeiro aparelho fosse lançado. O foco do projeto, segundo Gary Kovacs, CEO da Mozilla, é focar no público que quer seus smartphones atualizados mas não pode pagar por modelos top de linha. O que isso significa? Basicamente modelos que serão competitivos até mesmo entre os smartphones de entrada do Android, mas que rodarão sempre a versão mais atualizada do Firefox OS.

Em caso de dúvidas, entre no grupo da La Casa do Linux no Telegram.

Caso você queira ficar atualizado com novidades da Tecnologia e acompanhar mais matérias sobre Linux, hardware, Android, GNU, OpenSource, internet, programação e muito mais, então entre para o canal da La Casa do Linux no Telegram.

Saia do Windows e mude para o Linux! Aprenda clicando no botão abaixo:

Avatar

ojrcampos

Programador, técnico em redes, instrutor Linux e Gerente de Vendas em uma Empresa Atacadista. Nas horas vagas, quando possível, apaixonado por games e novidades em tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Gostou do Site? Por favor, compartilhe :)

error

Gostou do Site? Por favor, compartilhe :)